Agentes de endemias recebem kit de trabalho

Publicado em: 22 maio 2017

Agentes de endemias recebem kit de trabalho

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde, fez a entrega de 15 kits para os Agentes de Endemias. Cada kit contém blusa padronizada, blusa e boné com filtro solar, lanterna recarregável, flanela, prancheta, protetor solar, estojo com lápis, borracha e caneta.

Durante o ato, o coordenador de Vigilância em Saúde, Afonso Junior, ressaltou a importância e a atenção que o Governo do Município de Poço Verde tem dado ao setor de endemias, que se constitui extremamente importante para o desenvolvimento da Saúde Básica, pois são os agentes de combate de Endemias que trabalham em contato direto com a população.

“Esse é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso do trabalho realizado. Os ACEs, trabalhando diretamente com a comunidade, são atores importantes para a obtenção de resultados positivos”, observa.

Pensando na melhoria do trabalho dos agentes de combate de endemias, além do secretário Municipal e Saúde, vereador Amaury Batista Freire, o prefeito Iggor Oliveira também se fez presente durante a entrega dos kits. “Fiquei muito feliz com o que vi e o que ouvi de todos, que fizeram questão de agradecer a nossa disposição em dar mais qualidade de vida e trabalho aos servidores municipais”, disse Iggor.

Segundo a supervisora, Simone Andrade, a nova gestão está proporcionando maior valorização profissional e reconhecimento do trabalho dos ACEs, refletindo numa melhor qualidade do serviço prestado.

Dengue
É um dos principais problemas de saúde pública não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’agua, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, leishmaniose, esquistossomose, leptospirose e febre amarela fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE).