Agricultores recebem sementes, material forrageiro, horas de trator e o anúncio da recuperação da pista Poço Verde/Tobias Barreto

Publicado em: 13 jun 2017

“Já sofremos muito com a seca. Essa semente chegou na hora certa, na época do plantio. Obrigado a todos!”, reconheceu Luís Fernando Carregosa, agricultor familiar do povoado São José no município de Poço Verde. Ele é um dos 813 agricultores familiares que recebeu sementes certificadas distribuídas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), com a operacionalização da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e o apoio do Governo do Município de Poço Verde.

A distribuição de Sementes Selecionadas e Mecanização Agrícola/2017 teve início nesta sexta-feira, dia 09, quando o vice Belivaldo Chagas, representando o governador Jackson Barreto, trouxe sementes, material forrageiro, horas de trator e uma motocicleta para os agricultores familiares, e claro, a boa notícia esperada por todos: recuperação da pista Poço Verde/Tobias Barreto.

O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, fez questão de participar do ato de distribuição. Durante o pronunciamento, ele ressaltou a importância da ação governamental para a economia local.

“Quero retribuir o agradecimento do agricultor Luís Fernando. Estamos aqui no município mais agrícola do nosso Estado – Poço Verde, que detém a força da agricultura. E estou feliz, em estar dividindo esse momento com o atual secretário municipal de agricultura, vereador Gileno, que também é agricultor. Poço Verde, a exemplo de outros municípios, teve o seu diferencial: o agricultor escolheu o seu tipo de semente”, explicou o secretário, e se referindo a motocicleta – uma conquista do Território da Cidadania, concluiu: “Essa moto servirá para facilitar o contato direto com o homem do campo”.

O ato de distribuição aconteceu no calçadão municipal e contou com a participação de agricultores, autoridades, vereadores, secretários municipais, técnico e representantes dos movimentos de trabalhadores rurais. Foram beneficiadas 213 famílias com 183 quilos de ração forrageiro, 2 mil quilos de sementes de milho, 6 mil quilos de sementes de feijão, e mais 2 horas de trator para cada agricultor beneficiado, totalizando 813 agricultores familiares.

O secretário de Estado de Governo, e cidadão poço-verdense, Benedito Figueiredo, fez um relato público de todas as ações que o Governo do Estado tem implementado em Poço Verde e falou da recuperação da pista Poço Verde/Tobias Barreto.

“Vamos recuperar a pista. Será uma vitória do povo. No próximo dia 19 acontecerá a licitação. Tudo isso, fruto das cobranças constantes das autoridades – vereadores, lideranças políticas, mas sobretudo do nosso prefeito Iggor Oliveira, e do vice Roberto Barracão, que o povo souberam muito bem escolher”, disse Benedito arrancando aplausos do público.

Em seguida, foi a vez do prefeito Iggor Oliveira fazer uso da palavra, destacando que ao assumir priorizou pagar, de imediato, as cinco parcelas atrasadas do Seguro Safra 2016, e citando as parcerias entre Prefeitura e Governo do Estado, nominou os investimentos, mas sobretudo agradecendo o apoio do deputado estadual Zezinho Guimarães, de Alexandre Figueiredo e Bendito Figueiredo.

“Fomos juntos reivindicar a recuperação da estrada Poço Verde/Tobias Barreto. A vinda de uma nova ambulância”, reconheceu Iggor e se referindo as ações daquele momento, esclareceu: “Quando estive no Ministério da Ingregração fiz um apelo ao Ministro para que essa semente chegasse em tempo, e o governador Jackson Barreto, atento ao pleito também cobrou, e graças a Deus, as sementes aqui estão, na hora certa do plantio”, disse Iggor Oliveira.

Coube ao vice-governador Belivaldo Chagas, justificar a ausência do governador Jackson Barreto, que naquela manhã teve um problema de saúde, e não pode vim aos municípios de Tobias Barreto, Simão Dias e Poço Verde.

“Logo cedo ele mim telefonou recomendando que eu vinhesse aqui abraçar a todos vocês, pois sem vocês não estaríamos aqui. São todos vocês agricultores quem colocam o alimento em nossas mesas. Estamos cumprindo o nosso papel trazendo sementes no momento certo. Que Deus possa agora enviar chuvas”, concluiu.