Carreta da Prevenção promove conscientização e prevenção durante Outubro Rosa

Publicado em: 19 out 2017

Carreta da Prevenção promove conscientização e prevenção durante Outubro Rosa

“Olhe, sinta e perceba o que é normal em suas mamas. Em caso de alterações persistentes, procure um Posto de Saúde”. Com essa temática, muitas mulheres poço-verdenses procuraram na manhã desta quinta-feira, 19, a Carreta da Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos que ainda se encontra na frente da Clínica de Saúde da Família desenvolvendo uma vasta programação dedicada à conscientização da prevenção contra o câncer de mama.

A ação envolveu pacientes, acompanhantes, funcionários da unidade e, claro, a Carreta da Prevenção deu um tom especial realizando exames, esclarecendo dúvidas, e a população conhecendo métodos para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

PREVENÇÃO – O secretário Municipal de Saúde, Amaury Batista Freire, destacou que tem se dedicado a cada dia para que a saúde seja de qualidade e mais humanizada. “Me dedico 24h juntamente com minha equipe sempre procurando fazer o melhor. Agradeço a todos pela presença. Nossa mensagem de ordem aqui é prevenção”, resumiu Amaury.

AVANÇOS – Já o prefeito Iggor Oliveira fez um retrospecto dos avanços que tem acontecido na pasta da saúde, relembrando que ao assumir, o primeiro ato foi a reabertura do plantão 24 horas daquela unidade, seguido da reativação do CAPS, NASF e PSF.

“Atualmente contamos com quatro ambulâncias e médicos diariamente. Muito diferente da época que não existia nenhuma, da clínica fechada. As ambulâncias se somam a outros veículos que vem dando assistência diária ao povo na locomoção através de viagens a Aracaju. Temos avançado e queremos continuar disponibilizando ao nosso povo uma saúde de qualidade. Breve, reabriremos a Casa de Apoio e, num curto espaço de tempo, os exames serão realizados nos Laboratórios da nossa cidade, pois já concluímos a licitação”, assegurou Iggor Oliveira.

RECONHECIMENTO – A dona de casa, Josefa Cristina de Oliveira Ribeiro, 52, moradora da Comunidade Bom Jardim, enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em trazer a Carreta da Prevenção. “Já fiz várias vezes esse exame, mas em Lagarto. Gostei muito da vinda dessa Carreta, pois facilita a vida da gente. Ao invés da gente ir pra outra cidade em busca de prevenção, encontramos aqui mesmo”, ressalta Cristina.

CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO E CUIDADOS’ – Entre os palestrantes estavam os médicos Marco Freire, Caio Cesar e Ulisses Soares. “Parabenizo a iniciativa do prefeito Iggor Oliveira e do secretário Amaury em trazer a Carreta da Prevenção do Hospital de Câncer de Barreto para Poço Verde. Já passei por muitas cidades que já realizaram evento de prevenção, mas sinto aqui um diferencial: comprometimento e organização”, acrescentou Ulisses Soares que discorreu com o público presente sobre ‘Câncer de mama: prevenção e cuidados’.

DIAGNÓSTICO PRECOCE – Já os médicos Marco Freire e Caio Cesar abordaram sobre a importância da realização do autoexame das mamas e da ultrassonografia mamária. A mamografia, claro, também ganhou destaque, afinal, o diagnóstico precoce é determinante para ampliar as chances de cura.

AUTOEXAME – Atenta as palestras, Maria Neta do Nascimento Santos, 62, participou das atividades. Para ela, as temáticas chamaram a sua atenção e despertaram a curiosidade em relação, especialmente, ao autoexame. “Aqui realizei o exame de lâmina. Fiz agendamento da mamografia. Uma excelente ação. Fazer esse tipo de exame é muito difícil. Tinha mais de dois anos que tinha feito. E hoje, encontrei aqui perto da minha casa”, revelou Maria Neta.

PRESTIGIARAM – Os vereadores João Ramalho, Rivan Francisco, Damares Cavalcante, a secretária Adjunta Saúde, Maria de Lourdes, a Diretora Administrativa, Maria Nilza, a Coordenadora de Atenção Básica, Samara Hurtado, o coordenador do NASF, Wendel, além das secretárias municipais – Controle Interno, Nelma Suely, Assuntos Políticos – Adriana Souza, e o ex-prefeito José Everaldo Oliveira.