Carteira de trabalho como tirar 1ª e 2ª via.

Publicado em: 20 jun 2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário, Assistência Social e do Trabalho, informa a população poço-verdense, que já se encontra disponível na sede da Secretaria, situada na Rua Antônio Dórea nº 73, próximo ao Supermercado Ferreira, das 8h às 12h, a emissão de Carteira de Trabalho, documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

“A Carteira de Trabalho informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego. Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)”, disse a Secretária Claudia Oliviera.

A secretária ainda ressaltou quem pode tirar a carteira de trabalho. “É possível obter a carteira de trabalho a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dos 14 anos, sob condições diferenciadas”, complementou.

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados, e também para estrangeiros através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho – 1ª Via
– Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc.);
– Documento de identificação original (deve conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão – Ex: RG, CNH);
– CPF.
– Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

Documentos necessários para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho
Você poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Atenção: Em caso de perda, extravio, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho, o fato deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, para a respectiva confecção de Boletim de Ocorrência.

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