Comissão Municipal de Geografia e Estatística realizará Censo Agropecuário 2017

Publicado em: 8 ago 2017

Comissão Municipal de Geografia e Estatística realizará Censo Agropecuário 2017

A montagem da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) em apoio a realização do Censo Agropecuário 2017, começou a ser montada na manhã desta quinta-feira, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Governo do Município de Poço Verde, durante reunião ocorrida na Câmara de Vereadores.

De acordo com o representante do IBGE, Diego Gonçalves dos Santos, o órgão prevê iniciar a coleta de dados a partir do dia 1º de outubro até 28 de fevereiro de 2018. Serão cinco recenseadores no município de Poço Verde. A meta é percorrer por cinco meses 100% dos estabelecimentos agropecuários.

Serão levantadas informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas, com objetivo de promover um planejamento e monitoramento da estrutura agropecuária brasileira. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Diego Gonçalves ainda acrescentou que todas as informações obtidas através do censo são sigilosas, apenas para fins estatísticos e salientou que os censitários estarão na época da pesquisa identificados com coletes, crachás e recurso de aparelho PDA com sensor GPS embutido.

Durante a reunião, além da criação da comissão, foi solicitada a parceira da Prefeitura para eventual termo de parceria no tocante a apoio logístico, o qual será discutido a posteriormente.

Presenças
Do vereador João Ramalho, dos secretários Municipais: Roberto Xavier – Finanças; Nelma Suely – Controle Interno; Eliel Santana – Educação; Bruno Leonardo – Administração; Euberlan Souza – Juventude, Cultura e Esporte; Adriana Souza – Articulação Política, técnicos agrícolas, representantes da EMDAGRO, BANESE, Banco do Brasil, moradores do Povoado Lagoa do Junco, além de Renilda Maria dos Santos, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.