Consorcio Público de Saneamento Básicos de Resíduos Sólidos do Sul é tema de audiência pública em Lagarto

Publicado em: 24 maio 2017

Na manhã desta terça-feira, 23, o prefeito Iggor Oliveira, acompanhado dos secretários municipais, de Planejamento – Rita de Cássia, Desenvolvimento Rural Sustentável, Recurso Hídricos e Meio Ambiente – vereador Gileno Santana Alves, e do vereador João Ramalho, participaram da Assembleia Extraordinária do Consórcio Público de Saneamento Básicos de Resíduos Sólidos do Sul e Centro Sul Sergipano que acorreu no Instituto Federal de Sergipe na cidade de Lagarto.

Durante a audiência pública com a participação do Ministério Público Estadual e Federal, IBAMA e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, houve a discussão provocada pelo Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Centro Sul – CONSENSUL, no tocante a implantação de políticas públicas voltadas para varrição, coleta seletiva e destino final dos resíduos, além da criação de cooperativas de catadores e a extinção dos lixões.

“Os temas tratados foram de grande importância principalmente em relação ao nosso Município de Poço Verde que enfrenta há um bom tempo problemas desse tipo”, disse o secretário Gileno.

Para a secretária Municipal de Planejamento, Rita de Cássia, atualmente a situação dos municípios é preocupante. “Os municípios geralmente não têm recursos para resolver todas as demandas, entretanto, temos que encontrar soluções. Nenhum município tem condições de resolver o problema isoladamente. Temos que ter preocupação não só com a variação e coleta, mas também com a destinação desses resíduos”, acrescentou.

Com experiência de quatro mandatos no parlamento municipal, o vereador João Ramalho, falou da importância do Legislativo em se fazer presente as discussões. “Os conhecimentos servirão de subsídios para se ter uma visão mais ampla das ações a serem realizadas pela administração, bem como nos posicionamentos de defesa e ajustes das leis que serão apresentadas para regulamentação da matéria no município”, disse Ramalho.

Ao final da audiência, o prefeito Iggor Oliveira disse que já se encontra em fase de elaboração o Plano Municipal de Saneamento Básico de Poço Verde. “Estamos compondo o Conselho de Saneamento Básico, assim como também estamos buscando apoio junto a Funasa para planejarmos as ações e alternativas de universalização dos serviços públicos de saneamento, resultando na promoção do saneamento, da saúde pública e do meio ambiente”, concluiu Iggor Oliveira.