CULTURA, ESPORTE E MÚSICA

Publicado em: 10 abr 2017

Além do esporte, existe um traço muito forte no poço-verdense: cultura! A musica talvez seja o maior expoente da cultura de Poço Verde: há cantores para todos os gostos: do brega ao rock, do pagode ao axé! Depois da quaresma, dezenas de jovens se unem para defender algum grupo quadrilheiro. Passam meses treinando coreografias e elaborando o tema para se apresentar em concursos nas festas juninas de varias cidades.

Banda de Pífano

A mais antiga de Poço Verde, e hoje a mais famosa pertence ao Povoado Saco do Camisa, muito conhecida em eventos e na TV Sergipe. A cada geração uma nova trupe de artista surge e some com a mesma rapidez com que enobrece com suas apresentações teatrais.

O reisado de dona Raimunda do Povoado Bomfim elevou Poço Verde a outro patamar culturalmente falando, no entanto, não há outro do gênero em ação por aqui.

EDUCAÇÃO

Por décadas, professor ganhava um misero salário e trabalhava até em sala multiseriada. A partir dos anos 80 isso mudou. O Concurso Público realizado em 1999 revigorou a economia local com o funcionalismo recebendo um salário fixo. Numa crescente, a valorização salarial foi melhorando, o bem-estar do docente que passou também a exigir mais a partir das mudanças na lei como temos hoje o Piso Nacional Único.  A cobrança de alunos e pais juntamente com a injeção de recursos do Governo Federal deu uma reviravolta na educação de Poço Verde.

ESPORTE

O poço-verdense é apaixonado por futebol. Desde a inauguração do antigo Modulo Esportivo, o povo respira o esporte mais querido do Brasil. Aquele campo se foi e deu lugar a Praça da Juventude. Outras quadras chegaram aos Povoados. Com o passar do tempo, outras práticas esportivas começaram a fazer parte da vida local. Temos ainda: atletismo, vôlei de areia, tiro ao alvo, caminhada. Contudo, a bola ainda é a preferida em campo e nas quadras. A seleção sub-17 já e bicampeã em Sergipe e os quarentões também se sagraram campões! Some ainda futsal masculino e feminino que sempre trazem orgulho em algum torneio da região. Temos ainda os times locais: Confiança, Vitória, Vila Nova e Cruzeiro Futebol Clube.

Compartilhe isso: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn