EM NOITE DE NATAL FILARMÔNICAS ANIMAM FIÉIS NA PRAÇA DA MATRIZ

Publicado em: 25 dez 2017

Quem passou pela Praça da Matriz na noite deste domingo, 24, pôde apreciar um pouco da boa música produzida pelas bandas filarmônicas com a realização da I edição do Concerto Natalino – ‘Filarmônica na Praça’.

A ação faz parte do projeto administrado pelo Direção da Filarmônica Lira Santa Cruz, visando fomentar a música filarmônica poço-verdense e aproximar a banda do público local. O projeto pioneiro pretende percorrer todas as praças da cidade e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Poço Verde,.

As atrações da noite foram a Banda Filarmônica Lira Santa Cruz, de Poço Verde, e a Filarmônica Senhora Santana, da cidade vizinha cidade de Simão Dias. Com um repertório variado, as bandas tocaram músicas natalinas, além de outras conhecidas na Música Popular Brasileira.

Para o maestro da Lira Santa Cruz, João Marcos, é motivo de imenso orgulho poder realizar uma apresentação na praça da Matriz. “Havíamos nos apresentado no sábado em Simão Dias, e hoje me sinto muito honrado de trazê-los a Lira Senhora Santana, para se apresentar em nossa cidade, com o diferencial de ser um grupo mais maduro e experiente, com 125 anos de existência”, afirmou João Marcos.

Para o prefeito Iggor Oliveira, presente no evento, acompanhado da família, iniciativas como estas são muito positivas porque mostra o trabalho dos instrumentistas da Lira Santa Cruz, que dentre breve, receberão incentivos através de novos equipamentos.

Já o Governo do Município de Poço Verde, acredita que apoiar esse projeto é uma forma de incentivar ainda mais os músicos e as bandas a se aperfeiçoarem. Para os músicos, tocar na praça da Matriz é motivo de orgulho, pois a praça é a maior vitrine para este tipo de música.

Boa música
Para o público presente que assistia atentamente às apresentações, logo após da santa missa, o momento era de apreciação da boa música. O professor Valdir Martins, por exemplo, estava acompanhado da esposa e da filha, e contou que sempre que tem oportunidade ouve músicas entoadas por bandas filarmônicas e comemora a realização de eventos deste gênero em sua cidade.

Presente também, a aposentada Doralice Leal. Para ela, o povo poço-verdense precisa valorizar o que é seu, e nada mais típico de Poço Verde do que a Lira Santa Cruz que é tradicional do interior e que produz muito boa música.

Sobre as bandas
A Filarmônica Senhora Santana tem 125 anos de estrada e já ganhou vários prêmios. Atualmente conta com 30 componentes sob a regência do maestro João de Sousa da Cruz, o ‘Billér’, ele que, de 2001 a 2007 deu a sua contribuição, como maestro, quando da formação da Lira Santa Cruz.

“Estou aqui de volta incentivando a cultura, através desses jovens. É começando de pequeno, que se torna um grande profissional. Tudo é possível, basta o interesse dos pais. E aqui observo que os pais estão participando e apoiando a Lira Santa Cruz”, reconhece Biller.

A Filarmônica Lira Santa Cruz, por sua vez, foi fundada há 18 anos com a finalidade de promover o desenvolvimento da arte musical entre os jovens poço-verdenses. Hoje a banda conta com 40 integrantes. É um dos maiores patrimônios culturais da cidade, participando de retretas em inúmeros municípios do estado, além de eventos cívicos, sociais e religiosos no âmbito e jurisidição do município.

“O grande motivo de estarmos aqui, são vocês – público presente. Agradeço ao apoio do Padre Eder em possibilitar nossa apresentação aqui na praça, na noite de natal. E ao prefeito Iggor, aqui presente, nossa gratidão pelo apoio que vem nos dando. Estamos confiante prefeito, na emenda para incrementarmos ainda mais a nossa Lira com novos instrumentos”, concluiu João Marcos.