Erradicação do analfabetismo é meta do Programa Sergipe Alfabetiza Mais

Publicado em: 22 set 2017

Erradicação do analfabetismo é meta do Programa Sergipe Alfabetiza Mais

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado, iniciou o Programa Sergipe Alfabetiza Mais – AMA, cujo objetivo é alfabetizar jovens, adultos e idosos poço-verdenses que não tiveram a oportunidade de cursar a fase regular de escolarização. O programa tem também a finalidade de contribuir com a erradicação do analfabetismo no município, possibilitando a implantação da política da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Eliel Santana, atualmente existe seis turmas formadas nos Povoados Lagoa do Junco, Aroeira Velha, Saco do Camisa, São José e Tabuleirinho, além de uma turma na sede do município.

“O programa é uma oportunidade das pessoas que não tiveram a chance de serem alfabetizadas na idade regular, adquirirem os conhecimentos de leitura e escrita. Estamos trabalhando com a proposta de erradicar o analfabetismo em nosso município. Esse é um primeiro passo. Teremos novas ações com este propósito”, salientou Eliel Santana.

A metodologia das aulas é simplificada com a disponibilidade do material didático e pedagógico, além da preparação dos alfabetizadores – pessoas das próprias comunidades. Para a coordenadora do Projeto, a pedagoga Suelle, o Programa Alfabetiza Mais, propicia o desenvolvimento social das pessoas envolvidas.

“Geralmente muitos dos alunos se sentiam desmotivados por não saber ler e escrever, com este programa, percebemos um entusiasmo maior dos nossos alunos. Estamos proporcionando uma chance de mudança na vida dessas pessoas”, pontuou Suelle.