Festa de Exaltação a Santa Cruz

Publicado em: 10 abr 2017

É comemorada pela Igreja Católica no dia 14 de setembro para festejar a libertação dos cristãos. No século IV d.C., o rei Constantino, imperador de Constantinopla, converteu-se ao Cristianismo, quando estava em guerra com os bárbaros. O Exército estava sendo quase dizimado, quando a mãe de Constantino, Helena, já cristã, pediu que o filho intercedesse pelos cristãos. Foi quando surgiu à frente uma grande cruz iluminada com os seguintes dizeres: “Com esse sinal vencerás”.

Esse sinal foi interpretado como a vontade de Jesus para libertar os oprimidos cristãos. Guiando-se pela cruz, Constantino venceu os bárbaros, quando a guerra parecia perdida, e adotou, definitivamente, o Cristianismo como religião oficial, terminando aí o longo período de privação dos cristãos, que antigamente se reuniam às escondidas.

Além da história da Igreja Católica, existem outras, no Município de Poço Verde, para justificar o local, da festa – o Morro da Santa Cruz, a peregrinação nasceu a partir do desaparecimento de um vaqueiro conhecido como “Antonio Funinho”.

Diante desta explanação, no dia 14 de setembro de 1999 teve inicio pela primeira vez no Povoado Saco do Camisa, distante 20 quilômetros da sede do município, a Festa de Exaltação à Santa Cruz, idealizada na época pelo Pe. Everaldo Sousa.

O primeiro ano foi logrado de êxito, e partir daí todos os anos acontecem à peregrinação. A caminhada é difícil por que o terreno é íngreme, onde vários fiéis saem a pé do povoado com destino ao Morro da Santa Cruz, a 300 metros acima do nível do mar. A iniciativa desta festa visa entrar para o calendário turístico do município poçoverdense.