IDEALIZADOR E VENCEDORES DA PRIMEIRA EDIÇÃO DA CORRIDA POÇO A POÇO SÃO HOMENAGEADOS

Publicado em: 27 nov 2017

Na manhã deste domingo, 26, o Governo do Município de Poço Verde – prefeito Iggor Oliveira e o vice Roberto Barracão, prestaram uma homenagem ao ex-prefeito José Everaldo de Oliveira, em reconhecimento por ter sido o idealizador da ‘1ª Edição da Corrida Poço a Poço’, realizada no ano 1984.

Na ocasião, também foram homenageados Josefa Quintina Damecena – representada por Tuca, e José Vicente Ferreira ‘‘Deda’’, ambos vencedores nas categorias feminino e masculino, também quando da primeira edição.

Coube ao homenageado, Everaldo Oliveira, discorrer sobre fatos históricos que deram origem ao município de Poço Verde, citando famílias que contribuíram na formação, assim como relatou sobre como surgiu a ‘Corrida Poço a Poço’.

“A escolha do nome ‘Poço a Poço’ recai sobre dois poços: o ‘poço artesiano’ que jorrou água em abundância para abastecer a cidade de Poço Verde e o poço que deu origem ao município – no marco, onde ‘AQUI NASCEU POÇO VERDE’, em frente a Capelinha da Santa Cruz, pontos de largada e chegada da corrida, respectivamente”, pontuou Everaldo.

ÁGUA ENCANADA
“Até 1983 os poço-verdenses não tinha água de qualidade para consumo humano. A solução encontrada pelo prefeito Everaldo foi ir em busca de um local para perfuração do poço artesiano, encontrando água em torno do lençol freático do vizinho Estado da Bahia, na Fazenda do saudoso João Pedro. Diante dessa conquista, deu-se origem ao evento comemorativo denominado ‘CORRIDA POÇO A POÇO”, relembrou Everaldo.