II Fórum Integrado de Diálogos entre Secretários reúne representantes de Poço Verde

Publicado em: 13 jul 2017

II Fórum Integrado de Diálogos entre Secretários reúne representantes de Poço Verde

Na manhã desta quarta-feira, 12, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gileno Alves, juntamente com a secretária Municipal de Planejamento, Rita de Cassia, e do engenheiro agrônomo, Clayne William, participaram do II Fórum Integrado de Diálogos entre os Secretários de Meio Ambiente e da Assistência Social: Um olhar para os catadores de materiais recicláveis.

Na oportunidade, os participantes avaliaram os municípios sobre o cumprimento da Lei Federal 12.305/2010 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mais especificamente na questão da coleta seletiva e dos catadores de recicláveis.

Para o secretário Gileno Alves, além da troca de experiências com outros municípios, o momento foi propicio para estreitar relações e conhecer outras realidades de como os municípios vem trabalhando essa temática – coleta seletiva/cooperativa de catadores.

Alfabetização
A Secretaria de Estado da Educação apresentou o trabalho especifico no tocante a alfabetização dos catadores no qual os municípios podem inserir nos seus programas de coletas seletivas.

Conta Cidadã
“Foi importante conhecer o projeto Conta Cidadã desenvolvido pela Energisa, onde materiais reciclados são trocados por descontos na fatura da energia. Estamos estudando para ver a possibilidade de trazer para o nosso município”, acrescentou Clayne William.

Sebrae
Já o Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos mostrou os resultados da avaliação e diagnostico das cooperativas de catadores em todo o estado e suas ações futuras. “Poço Verde está inserido para receber futuras ações do SEBRAE: fortalecimento da rede de comercialização dos catadores, capacitação em termos de gestão de negócio e assessoria contábil jurídica, dentre outros”, concluiu a secretária Rita.

Compartilhe isso: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn