SECRETÁRIO: AMAURY BATISTA FREIRE

Funcionamento: Das 7:00h as 12:00  e das 13:00 as 17:00
Contatos: saúde.pocoverde@live.com  / (079) 988107428

COMPETÊNCIAS

A Secretaria Municipal de Saúde tem por finalidade:

1-Proceder estudos, formular e fazer cumprir a política de saúde do Município em coordenação com o Conselho Municipal de Saúde.

2 Coordenar, orientar e acompanhar a elaboração e a execução do Plano Municipal de Saúde.

3- Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços públicos de saúde bem como gerir e executar os serviços de saúde do Município a cargo da Prefeitura.

4-Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde SUS, no seu âmbito de atuação, em articulação com a direção estadual do Sistema e de acordo com as normas federais na área de saúde.

5- Desenvolver e executar ações de vigilância à saúde, bem como normatizar complementarmente a legislação em vigor, assegurando o seu cumprimento.

6- Desenvolver, divulgar e acompanhar os programas de vacinação a cargo da Prefeitura.

7-Promover e supervisionar a execução de cursos de capacitação para os profissionais da área da saúde do Município.

8-Promover exame de saúde dos servidores municipais para efeito de admissão, licença, aposentadoria e outros afins.

9- Articular—se com os demais órgãos municipais , especial, com a Secretaria Municipal de Educação, para a execução de programas de educação em saúde e assistência à saúde escolar.

10-Promover a elaboração do Plano de Trabalho Anual da Secretaria e a avaliação dos resultados alcançados no ano anterior.

11-Administrar as unidades de saúde sob responsabilidade do Município.

12-Assegurar assistência à saúde mental e a reabilitação dos portadores de necessidades especiais.

13- Coordenar e executar as ações pactuadas entre o município, estado e a união, garantindo a correta aplicação dos recursos recebidos pela prefeitura.

14- Celebrar, no âmbito do município, contratos e convênios com entidades prestadoras da rede privada de saúde, bem como controlar e avaliar sua execução.

15- Normatizar complementarmente as ações e o serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação.

16- Estabelecer os registros e demais instrumentos necessários a obtenção de todos e informações para o planejamento, controle e avaliação dos programas e ações da secretaria.

17-Promover e supervisionar a administração dos serviços relativo ao fundo municipal de saúde.

18-Elaborar relatório anual de gestão e aprovar no conselho municipal de saúde.

19- Coordenar as equipes do programa saúde da família e agentes comunitários de saúde municipal;

20- Operar o sistema SIA/SUS e do SIAB, quando aplicável e alimentar os sistemas operacionais de informações de saúde.

There are no comments yet.