SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA ACADEMIA NA PRAÇA VIDA SAUDÁVEL

Promovido pelo Governo do Município de Poço Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Academia na Praça “Vida Saudável”, visa proporcionar a comunidade o acesso à prática de atividade física e lazer em diversos locais da cidade.

ATIVIDADES – Ocorrerão a partir das 9h nos dias de segunda-feira e quarta-feira na Praça do Cruzeiro. Na quinta-feira, 18h – Praça da Juventude. Já na área externa do CECAF dia de segunda e quarta às 18h.

QUALIDADE DE VIDA – De acordo com o secretário Amaury Batista Freire, esse projeto tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos, de forma regular e orientada, promovendo a socialização e melhorar a qualidade de vida dos participantes.

PROGRAMAÇÃO – Contará com aulas de ginástica aeróbicas e localizada, caminhadas, todos acompanhadas por um profissional de Educação Física. “Vamos proporcionar à população de Poço Verde momentos de lazer, tendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e os benefícios da prática regular de atividade física”, diz Nilza Barbosa, Diretora da Clínica de Saúde da Família.

COPA DO MUNDO: PREFEITO ASSINA DECRETO REGULAMENTANDO HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DURANTE A REALIZAÇÃO DOS JOGOS

O prefeito Iggor Oliveira assinou Decreto 068/2018, que dispõe sobre os horários de Atendimento ao público nos serviços públicos municipais durante a realização dos Jogos da 21ª Copa Do Mundo Fifa, Rússia 2018.

Os jogos estão previstos para acontecer no período de 14 de junho a 15 de julho de 2018, sendo este um evento que envolve sentimentos de patriotismo e paixão nacional pela Seleção Brasileira de Futebol.

“Considerando que os serviços públicos não podem ser prejudicados em virtudes da redução de horário de atendimento ao público, pois serão garantidos os casos de emergências e urgências e ainda, considerando que as atividades e serviços suspensos durante o maior evento esportivo do mundo, serão compensados posteriormente”, diz decreto

Ainda de acordo com o decreto, o horário de expediente na sede da Prefeitura e Secretarias Municipais ocorrerão da seguinte forma: Nos dias uteis em que as partidas dos jogos da Seleção Brasileira realizar-se-ão com início às 09h00min (AM) haverá expediente ao público a partir das 13h00min até as 16h00min.

Já nos dias uteis em que as partidas dos jogos da Seleção Brasileira realizar-se-ão com início às 11h00min (AM) haverá expediente até as 10h30min. Nos dias uteis em que as partidas dos jogos da Seleção Brasileira realizar-se-ão com início às 15h00min (PM) o expediente ao público encerrará as 14h00min;

Ressalta ainda o Decreto, para efeitos desse decreto está sendo considerado o horário oficial de Brasília. “Os horários definidos se manterão nas oitavas de final, quartas de final, semifinal e final somente se a Seleção Brasileira estiver classificada, entretanto, os horários de atendimento voltarão ao normal nas fases que o Brasil não estiver classificado”.

SAUDE – Os serviços essenciais na Secretaria Municipal de Saúde serão mantidos devendo ser comunicado ao Chefe do Executivo escala dos profissionais que estarão exercendo suas funções regularmente. “Ficam ressalvados os serviços que por sua natureza e essencialidade não puderem parar, os quais deverão ser disponibilizados em forma de escala a ser coordenada pela chefia das respectivas unidades administrativas”, reforça o secretário de Administração, Bruno Leonardo.

SÍMBOLOS – Será permitida a utilização de Bandeiras do Brasil, camisas e símbolos da Copa ou ornamentações que representam patriotismo e apoio aos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, nas repartições públicas e veículos oficiais, desde que não prejudique o desenvolvimento das atividades normais e atendimento ao público e não configure promoção pessoal ou partidária.

Conclui-se o decreto: Não poderá conter nas manifestações que se refere este artigo, nenhum nome de clube de futebol, partido político ou candidato as eleições de 2018. Os bens públicos não poderão ser utilizados em carreatas ou manifestações de comemorações de resultados de jogos da Copa 2018.

ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA AÇÃO ALUSIVA AO COMBATE DO TRABALHO INFANTIL EM POÇO VERDE

Aderindo a Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrada oficialmente dia 12 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social se antecipou, e realizou neste sábado, 9, uma programação entorno da feira livre nas imediações do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar – CECAF.

Essa não é a primeira ação do gênero, quem diz é a secretária Stelinha. “Já realizamos várias outras de forma preventiva contra toda e qualquer prática de trabalho infantil. Infelizmente, o CECAF é o local onde crianças e adolescentes da cidade, aos sábados, muitas das vezes querem preenchem o seu tempo trabalhando”.

Ainda de acordo com a secretária, o evento teve como objetivo sensibilizar a todos a erradicar o trabalho infantil, cuja meta da Assistência Social é que cada criança e adolescente viva a sua infância, em plenitude.

Em Poço Verde, faixas e cartazes com os dizeres “Dê Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, foram espalhados pela cidade para lembrar a população sobre a importância a ser dada ao tema.

Na oportunidade, os organizadores clamaram a população no sentido de identificar o trabalho infantil, pois somente com a ajuda da população é possível minimizar índices negativos. Afinal, local de criança é na escola, com uma infância segura, com educação, livre de exploração infantil e de outras violações.

Todos juntos contra o trabalho infantil. E cada um fazendo a sua parte.

SEMANA MEIO AMBIENTE: CAPS ENTREGA HORTA FITOTERÁPICA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA

Na manhã desta quinta-feira, 7, o CAPS I ‘Terra do Meu Sertão”, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entregou aos usuários do CAPS, a Horta Fitoterápica, integrante do Projeto Remédios da Terra, elaborado pela farmacêutica do quadro do município, Lucicarla Oliveira.

HORTA PILOTO – Desenvolvida no CAPS, homenageou o paciente Pedro Antônio dos Santos ‘in memória’, o responsável pelo desenvolvimento da horta medicinal. “Ele amava está cuidando da horta. Ele sempre dizia que tinha muito orgulho de fazer tratamento aqui no CAPS e a história de superação dele é inesquecível”, disse a Juliana Santos, filha do homenageado, bastante feliz com o reconhecimento de toda equipe.

A ação, ainda integrou as comemorações alusivas a Semana Mundial do Meio Ambiente. De acordo com a farmacêutica Lucicarla, um dos principais objetivos da implantação do projeto é resgatar o saber popular de plantas medicinais e outras práticas alternativas para cuidar de pacientes.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde – SUS apoia e incentiva o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e medicamentos homeopáticos. “Em curto espaço de tempo será uma realidade em muitos municípios brasileiros hortas medicinais disponíveis para população. Já estamos fazendo a nossa parte!”, afirma Lucicarla.

A Coordenação do CAPS faz também um apelo a toda comunidade poçoverdense para a implantação desse projeto. “Será mais uma alternativa para o bem-estar da população”, concluiu Jocassia, descerrando a placa inaugural da horta.

MALHADA GRANDE: PREFEITURA COMEÇA SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DA PONTE

O Governo do Município de Poço Verde começou o serviço de recuperação da ponte da Malhada Grande. A obra está localizada na região de divisa entre os municípios de Poço Verde/Simão Dias, em um rio afluente – Rio Cova da Índia, próximo dos limites de fronteira entre esses dois municípios sergipano.

O secretário Municipal de Obras e Urbanismo, João Ramalho, ressalta que a prefeitura vem viabilizando, com recursos próprios, mão de obra, para montagem da nova ponte. “A obra tem medidas de quatro metros de largura, por sete metros de extensão”, diz Ramalho.

Para o prefeito Iggor Oliveira, o serviço da ponte representa um avanço em termos de segurança para os moradores da região. “Continuamos trabalhando com afinco em nossas estradas, readequando-as, implantando bueiros e pontes, visando sempre comodidade e segurança”, afirma o prefeito.

PONTE DE CONCRETO – Já Adauto José, morador da região, acrescenta: “Muito bom esse serviço, que a gente vem reivindicando há muitos anos. Toda vida essa ponte foi de madeira, onde já caiu caminhão, e graça a Deus, a atual gestão começou a fazer, agora de concreto. Concluso o serviço, muito será de grande valia para nos moradores do povoado”, sentenciou.

CRAS DESENVOLVE AÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA OS IDOSOS

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, participaram da culminância do ensino aprendizagem das estagiárias Luziane e Jéssica.

A dupla desenvolveu o estágio no CRAS e trabalharam com as idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV. O objetivo da atividade foi orientar os idosos sobre a necessidade e responsabilidade das famílias para com eles.

Estiveram presentes a Coordenadora do CRAS, Elaine Priscila, a coordenadora do SCFV, Jaciara Santana, as supervisoras Maria Doriane e Marcelle, além das técnicas de Referência do CRAS.

SECRETÁRIA BUSCA APOIO PARA IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DA MALHADA GRANDE

Na manhã desta terça-feira, 5, a secretária Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Adriana Souza, acompanhada da secretária de Planejamento, Rita de Cássia, se reuniram com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas.

Na pauta, a criação de uma unidade de conservação de Fauna Caatinga, nas regiões que abrangem os Povoados: Cova da Índia, Malhada Grande e Lages. “Nessas regiões existem conservado em seu habitat natural diversas espécies em risco de extinção como: veado da caatinga, gato maracajá, tatu bola, gato do mato, gambá, entre outros”, enumera Adriana.

Ela ainda ressalta a preocupação das citadas regiões devido ao alto desmatamento provocado pela expansão agrícola com sério risco de extinção das espécies de animais. “Um novo encontro com o secretário está marcado para o próximo dia 18 de junho para traçarmos pontos estratégicos de concretização dessa unidade de conservação”, concluiu Adriana, que segue daqui a pouco, com sua equipe, à Câmara de Vereadores a fim de apresentar as ações da sua pasta realizada no transcurso deste primeiro semestre.

CAE DISCUTE MEDIDAS PARA MELHORIA DA MERENDA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL

O prefeito Iggor Oliveira participou nesta segunda-feira, 28, da reunião do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, que teve como objetivo debater melhorias na logística da alimentação escolar.

Na oportunidade, também foi discorrido que o Município, através do Setor de Alimentação Escolar, poderá orientar as Escolas quanto ao acondicionamento e armazenamento adequado dos alimentos.

Em pauta, ficou definido outra reunião que acontecerá nesta quarta-feira, 30, com os gestores escolares objetivando a elaboração de medidas para melhoria da merenda escolar.

É o Governo do Município de Poço Verde cumprindo metas e aplicando o que reza o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

PREFEITO SANCIONA LEI DENOMINANDO ESPAÇO PÚBLICO: CONJUNTO HABITACIONAL ‘PEDRINHO VALADARES’

Na manhã desta terça-feira, 29, o prefeito Iggor Oliveira sancionou a Lei nº 740/2018, que dispõe sobre nova denominação de espaço público, denominado como Conjunto Habitacional Pedro Almeida Valadares Neto ‘Pedrinho Valadares’, o Conjunto Habitacional popularmente conhecido como Conjunto Antônio Carlos Valadares, localizado na sede deste município de Poço Verde.

UNANIMIDADE – A propositura é de autoria do vereador José Alessandro Santana Farias ‘Leo de Fonsinho”, que propôs em conformidade com o Artigo 15, Inciso XVI, da Lei Orgânica do Município, e, a Câmara Municipal de Poço Verde aprovou, por unanimidade.

PEDRINHO VALADARES – Natural de Simão Dias. Nasceu em 4 de setembro de 1965. Advogado e político brasileiro. Foi deputado federal por Sergipe em três ocasiões: de 1991 a 1995; de 7 de janeiro de 1997 a 31 de janeiro de 1999, e de 5 de agosto de 2010 a 31 de janeiro de 2011, ambas as ocasiões, como suplente de Jerônimo Reis. Nas legislaturas, muito contribuiu com o município de Poço Verde. Pedrinho morreu no dia 13 de agosto de 2014, devido a um acidente aéreo.

PREFEITURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE CALÇAMENTO A PARALELEPÍPEDO EM DIVERSAS RUAS DE POÇO VERDE

Estamos chegando ao final do mês de maio, e a Prefeitura de Poço Verde já realizou a recuperação de calçamento a paralelepípedo de diversas ruas. É a gestão do prefeito Iggor Oliveira trabalhando, com recursos próprios, para melhorar significativamente a vida da população local.

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Urbanismo, João Ramalho, os serviços começaram no início desse mês, onde diversas ruas já foram ou estão sendo contempladas, enumerando:

Rua Antipas Benigno do Rosário, Rua Costa e Silva, Rua Castelo Branco, Travessa José dos Santos, Rua 3 de maio, entorno da Praça Santa Cruz, Rua Domingos Paulo dos Santos, Rua José Rodrigues Sales – Xique Xique, Rua José dos Santos e Rua Pedro Rocha Sobrinho. Breve, chegaremos na sua rua, no seu bairro.

É o Governo o Município de Poço Verde trabalhando para você!

PALESTRA SOBRE USO CORRETO DE APLICAÇÃO DE AGROTÓXICO

Quando? 30 de maio, quarta-feira
Horário? 9h
Local? Câmara de Vereadores 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, convida a população poçoverdense para participar da palestra sobre o USO CORRETO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICO, que será ministrada pelo Doutor em Agronomia Especializado no uso adequado de defensores agrícolas, Thiago Tavares.

A palestra é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Prefeitura Municipal de Poço Verde, objetivando a segurança do trabalho, haja vista, que os agrotóxicos surgem como uma necessidade consequente da toxicidade intrínseca nos compostos aplicados para o controle químico danosos à exploração agrícola do homem.

Além dos organismos indesejados, os agrotóxicos causam intoxicações em qualquer organismo vivo que de alguma forma seja exposto. A qualidade na aplicação de agrotóxicos está intimamente relacionada a assuntos de segurança de importância para o aplicador, a população rural próxima, o consumidor final e o ambiente em geral.

Contamos com a sua presença, agricultor poçoverdense!

CURSOS DO SENAI SÃO MINISTRADOS EM NOVO LOCAL

A Secretaria Municipal de Assuntos Políticos e Relações Institucionais informa o NOVO LOCAL – CALÇADÃO, no centro comercial, onde serão ministrados os cursos do SENAI.

As carretas já estão no local. O início dos cursos confirmado para a próxima terça-feira, 24 de abril. Ao todo, 128 participantes, de forma gratuita, serão beneficiados através do Projeto de Interiorização, uma ação que o prefeito Iggor Oliveira foi em busca e conseguiu trazer para o seu município.

As aulas serão ministradas pela manhã (8h às 12h) e a tarde (13h às 17h). “Apenas o curso de produtor de derivados de leite será pela manhã. Já o curso de produtor de embutidos e defumados será pela tarde. Os demais cursos, nos dois turnos. Todos com duração de dois meses, cujas capacitações ocorrerão em quatro unidades móveis – carretas, de ensino profissionalizante”, reforça a secretária Kamylla Cavalcanti.

Cursos
Auxiliar de eletricista, eletricista automotivo, produtor de derivados de leite, produtor de embutidos e defumados, costureiro industrial de moda feminina em tecido plano.

PREFEITO FIRMA PARCERIA PARA DISSEMINAÇÃO DO PLANTIO DE SEMENTES CRIOULAS

O prefeito Iggor Oliveira recebeu a Coordenadora Regional do Movimento Camponês Popular – MCP, Tabata Neves, afim de ajustar parceria no âmbito da aquisição e disseminação do plantio de sementes crioulas.

Durante o encontro, Tabata Neves esteva acompanhada da Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, Renilda Maria. Na oportunidade, ressaltaram que o intuito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos é promover uma agricultura baseada no desenvolvimento sustentável, em parceria com o MCP, possibilitando assim a redistribuição da produção.

SOMAÇÃO DE ESFORÇOS – Recentemente, a secretária Adriana Souza esteve no MDA e na CONAB, em busca de viabilizar a compra de sementes crioulas, de milho e de feijão, oriundas da produção agrícola dos agricultores familiares.

PREFEITO IGGOR OLIVEIRA PARTICIPA DA ABERTURA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2018

“O campeonato já começa grande, dado ao grande clássico de abertura. São 19 times com premiações para a cidade e o interior. Sem dúvida, será a maior premiação já vista em nosso município”, disse o prefeito Iggor na tarde deste domingo, 8, dando o ‘ponta pé’ inicial, declarando aberto o Campeonato e entregando uma bola de futebol para cada time participante.

A competição é organizada pelo Departamento Municipal de Esporte, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Cultura. Os jogos serão realizados aos sábados e domingo no Estádio Municipal e no interior, prosseguindo até 8 de julho.

A Filarmônica Lira Santa Cruz marcou presença abrilhantando a cerimônia com a execução do Hino Nacional. De acordo com o Diretor Artísitico e Cultural da Associação Musical Filarmônica ‘Lira Santa Cruz’, João Marcos do Rosário Silva, foi de grande importância a participação da Lira.

O placar foi 5×0, Cruzeiro/Confiante. Na mesma tarde, simultaneamente, no Povoado Saco do Camisa, a bola prosseguiu entre as equipes Rompe Gibão/Tabuleirinho – placar 2×2. No Povoado Rio Real, a equipe local/Ladeira do Tanquinho, cujo placar 2×2.

DOIS MODULOS – O Diretor do Departamento Municipal de Esporte, Geon Batista, afirma que o campeonato foi desenvolvido em dois módulos: Urbano – 8 equipes e rural – 11. Após as fases classificatórias, a disputada final está prevista para acontecer no mês de julho entre os campeões de cada modulo, em grande final – jogo único, no Estádio Municipal. “O público presente superou nossas expectativas. Ficamos bastante feliz”, disse Geon.

PRESENÇAS – Da primeira dama, Claudia Oliveira, dos vereadores Jaci de Silvino e Gileno Alves, dos secretários Municipais: Administração – Bruno Leonardo; Obras e Urbanismo – João Ramalho; Finanças – Roberto Xavier; Educação – Eliel Santana – Gabinete do Prefeito – Rivan Francisco; e Juventude Esporte e Cultura – Euberlan Souza.