Na manhã desta quinta-feira, 7, o CAPS I ‘Terra do Meu Sertão”, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entregou aos usuários do CAPS, a Horta Fitoterápica, integrante do Projeto Remédios da Terra, elaborado pela farmacêutica do quadro do município, Lucicarla Oliveira.

HORTA PILOTO – Desenvolvida no CAPS, homenageou o paciente Pedro Antônio dos Santos ‘in memória’, o responsável pelo desenvolvimento da horta medicinal. “Ele amava está cuidando da horta. Ele sempre dizia que tinha muito orgulho de fazer tratamento aqui no CAPS e a história de superação dele é inesquecível”, disse a Juliana Santos, filha do homenageado, bastante feliz com o reconhecimento de toda equipe.

A ação, ainda integrou as comemorações alusivas a Semana Mundial do Meio Ambiente. De acordo com a farmacêutica Lucicarla, um dos principais objetivos da implantação do projeto é resgatar o saber popular de plantas medicinais e outras práticas alternativas para cuidar de pacientes.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde – SUS apoia e incentiva o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e medicamentos homeopáticos. “Em curto espaço de tempo será uma realidade em muitos municípios brasileiros hortas medicinais disponíveis para população. Já estamos fazendo a nossa parte!”, afirma Lucicarla.

A Coordenação do CAPS faz também um apelo a toda comunidade poçoverdense para a implantação desse projeto. “Será mais uma alternativa para o bem-estar da população”, concluiu Jocassia, descerrando a placa inaugural da horta.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu Email não será publicado. Campos marcados com (*) são obrigatórios.