Lira Santa Cruz se apresenta nas procissões dos Povoados

Publicado em: 19 jul 2017

Lira Santa Cruz se apresenta nas procissões dos Povoados

Objetivando difundir e valorizar a banda Filarmônica Lira Santa Cruz, o Governo do Município de Poço Verde, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Cultura, vem intensificando a apresentação da lira durante as festas em louvor aos padroeiros dos Povoados.

Durante esse primeiro semestre, a filarmônica Lira Santa Cruz, sob a regência do Maestro João Marcos, já se apresentou na procissão do padroeiro São Pedro, no Povoado Rio Real, e no último sábado, na procissão do Povoado Tabuleirinho, quando da festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo.

Para os moradores dos povoados, uma novidade. “Pela primeira vez que vejo uma banda de música no meu povoado. Que lindo”, disse dona Josefa de Jesus, moradora do Rio Real. A professora Isabel do Tabuleirinho também reconhece. “A vinda da Lira à procissão fez com as pessoas presentes participassem da procissão sendo tocados pelo acorde e a sinfonia de música religiosas cantada ao som dos instrumentos. Uma ideia muito significativa. Parabéns pela iniciativa. A nossa comunidade agradece imensamente”, disse Isabel.

Sobre a banda
Fundada em 25 de maio de 2000, o seu nome tem por objetivo homenagear a 1ª (Primeira) Capela de Poço Verde/SE “a Santa Cruz” que foi também onde nasceu a Vila, Povoado ou Cidade com suas primeiras casas e Escola.

A Associação Musical Filarmônica “Lira Santa Cruz” tem por objetivo promover o desenvolvimento e a difusão da arte musical e do ensino da música no município de Poço Verde.

O projeto vem induzindo as crianças, jovens e adultos a saírem da situação de comodismo, de impossibilidade da conquista de algo maior por falta de oportunidade. A Música tem sido um meio artístico que os profissionaliza na área, caso queira seguir, e que também edifica a alma proporcionando momentos de lazer.

Composta por alunos da rede municipal e estadual de ensino, a Filarmônica “Lira Santa Cruz” participa de eventos realizados no município, a exemplo da Emancipação Política, Independência do Brasil, Festas Religiosas (Padroeiro da Cidade – São Sebastião e a Festa da Santa Cruz), casamentos, aniversários e outros, onde através da Musica Clássica, Hinos Militares (Marchas), MPB e outros ritmos, encantam a população local e turistas.