Moradores das 311 unidades do Residencial Silvino Augusto de Souza recebem suas casas

Publicado em: 19 jun 2017

O prefeito Iggor Oliveira entregou na manhã desta sexta-feira, 16, casas do Residencial Silvino Augusto de Souza [que homenageia o pai do ex-vereador Zeca de Silvino]. Ao todo, 311 famílias, que saíram de moradias de aluguel ou de parentes foram contempladas com casas populares, abastecimento de água, sistema de tratamento individual de esgoto, e serviço de drenagem oferecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

O investimento, que totalizou R$ 16.794.000,00, oportunizará que os moradores tenham mais qualidade de vida, acesso a saneamento básico e facilidade de deslocamento, visto que também foram desempenhadas obras de construção de calçadas e pavimentação de ruas.

O prefeito, ao chegar no Residencial para realizar a entrega, disse que se sentiu muito feliz, por ver que a realidade de muitos moradores iria ser transformada. “A cada dia temos nos esforçado para fazer mais e melhor pelo nosso povo. E sempre procuro estreitar parcerias com essas duas grandes empresas que geram emprego e renda em nosso município: a JFILHOS e a Dakota. E preocupado, ainda mais, com as condições de saúde e a qualificação profissional dos moradores, faço aqui um apelo aos parlamentes presentes: a destinação de emendas para a construção de uma escola e de uma unidade básica de saúde”, conclamou Iggor.

A moradora do novo Residencial, Adriana Rodrigues Santana, casa de número 179, lote 41, foi às lágrimas ao ver seu sonho finalmente realizado. Solange Leal de Santana também foi contemplada com uma das 311 residências e disse que, por não ter casa própria, já viveu em casa alugada e nos últimos tempos gastava com aluguel em uma moradia com dois quartos e um banheiro.

As casas foram construídas no âmbito do Âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, e contêm dois quartos, área de serviço, cozinha, banheiro e sala de estar, perfazendo uma área total construída de 47m². E para que o Residencial Silvino Augusto de Souza se tornasse realidade, fizeram-se necessárias algumas intervenções estruturantes, através de recursos próprios, da JFILHOS, a exemplo do asfalto e da praça. “Prova de amor maior não há!”, exclamou a bisneta do homenageado, Angeles Stephanny, agradecendo ao líder do Governo Federal, deputado André Moura, que interviu junto ao Ministro das Cidades, Bruno Araújo, para agilizar a entrega.

Em seu discurso, o deputado André Moura enfatizou que só se vence a crise com criatividade e competência. “E isso vem sendo seguido pelo prefeito Iggor e o vice Roberto Barracão. Aqui estamos sendo testemunhas do sonho de cada uma de vocês – famílias, que residirão nessas 311 casas. Conservem esse lar. Não vendam, não torque. Ao entrar, entregue a chave da casa a sua esposa, pois é ela quem educa nossos filhos, quem cuida com zelo da casa”.

O senador Eduardo Amorim, também marcou presença e comentou o compromisso que o seu mandato tem em promover a construção das casas e fazendo justiça, enalteceu o empenho do colega deputado João Daniel, quando do início do empreendimento ora inaugurado. “A casa é o nosso Santuário. E onde constituímos família e descansamos. E seguindo o bom exemplo da Família Cristã: Jesus, Maria e José, desejo a todos vocês boa sorte nessa nova moradia. Sonho realizado! ”, pontuou.

A Presidente da Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Sergipe – ACASE fez um paralelo de todas as construções, até então edificadas. “Nós da ACASE, quando iniciamos um projeto habitacional, pensamos logo na construção de um sonho. Pensamos no quanto uma casa é importante para o seio familiar. Enfrentamos diversas barreiras ao longo do caminho, que só foram superadas com muita luta e muita determinação”.

O diretor de Negócios da Construtora JFILHOS, Evislan Souza, fez um breve retrospecto da empresa genuinamente poço-verdense e conclamou a todos a estarem atentos ao Manual do Beneficiário. “Somos da construção civil a qual possibilita a ‘gasolina’ que necessita para manter a economia desse país. Nos últimos dias, o país foi contemplado com mais 25 mil unidades habitacionais, sendo Sergipe com propostas de 831 unidades. Faço um apelo a todos vocês: ao entrarem em suas casas, leiam esse manual que constam orientações importantes. Vamos padronizar e seguir as orientações da Secretaria Municipal de Obras, com coleta de lixo e tudo mais”.

Silvino Augusto de Souza
Nasceu em 15 de maio de 1924, no município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco, filho de Augusto Rodrigues de Souza e Rosa Maria da Conceição. Quando criança ficou órfão de pai e mãe, e na adolescência começou a trabalhar na área da construção civil e da agricultura.

Participou como subempreiteiro, da construção de várias barragens e na abertura de rodagens e estradas em vários estados do Nordeste chegando a esta região no final da década de 50, para trabalhar na abertura da rodagem, hoje rodovia, que liga os municípios de Simão Dias a Poço Verde.

No município de Poço Verde fixou sua morada e se destacou na agricultura como maior produtor de feijão do estado de Sergipe, recebendo títulos e homenagens do governador da época, Augusto Franco.

Também participava das festas culturais e dos eventos sociais da comunidade, sendo um grande incentivador da cultura local. Pai de dez filhos, alguns dos quais seguiram o seu caminho tanto na agricultura, quanto no ramo das construções.

Em 20 de dezembro de 2000, aos 76 anos, Silvino Augusto veio a falecer deixando um grande legado. Porém, coube ao seu neto, Evilson Souza, empresário da JFILHOS, inspirado nesta trajetória familiar, tornar-se grande empreendedor, pois a história do seu avô o motivou a prestar-lhe esta homenagem, batizando este residencial com o nome deste ilustre ser humano que se chama: Silvino Augusto de Souza.

Presenças
Deputado estadual, Zezinho Guimarães, deputado federal André Moura, Senador Eduardo Amorim, prefeitos de várias cidades de Sergipe, vereadores locais e dos municípios circunvizinhos, secretários municipais, familiares do homenageado, que nomeou o residencial entregue; e lideranças comunitárias de todo estado de Sergipe e região.

Compartilhe isso: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn