‘Não ao suicídio. Sim a vida’ marca Setembro Amarelo em Poço Verde

Publicado em: 29 set 2017

‘Não ao suicídio. Sim a vida’ marca Setembro Amarelo em Poço Verde

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS “Elisângela Oliveira” promoveu na manhã desta quinta-feira, 28, uma Caminhada em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção do suicídio. A atividade contou com a participação de autoridades, populares, Departamento Municipal de Trânsito-DMTT, estudantes da Escola Municipal Antônio Carlos Valadares e do vice-prefeito Roberto Barracão.

De acordo com a Coordenadora do CREAS, Olga Marcela Batista Prata Fontes, a ação é uma forma de envolver a comunidade. “No Brasil existem 18 mil pessoas que apresentam transtornos de ansiedade, sendo assim ficou instituído desde o ano de 2015 que o mês de setembro seria voltado a essa causa. Não ao suicídio. Sim a vida”, explicou a coordenadora.

A nível de Poço Verde, temos uma situação agravante: em termos proporcionais é a cidade do estado com maior índice de suicídio por enforcamento, daí a importância do evento.

Os populares que participaram da caminhada consideraram que o evento se constituiu numa mobilização importante, numa ação coletiva, promovendo saúde, porque as pessoas caminharam, exercitam-se ao som de músicas e isso faz bem para a saúde mental das pessoas.

A ação também teve a parceria do Centro de Referência de Atenção Psicossocial – CAPS 1 “Terra do Meu Sertão”, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.