Poço Verde vai em busca do aterro sanitário de pequeno porte

Publicado em: 29 maio 2017

Poço Verde vai em busca do aterro sanitário de pequeno porte e fortalecimento da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis

Na manhã desta sexta-feira, 26, o engenheiro agrônomo Clayne William da Mota Santos, representou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, durante a reunião que discorreu sobre os Consórcios de Resíduos Sólidos Sergipano, bem como a Apresentação do Sistema Estadual de Dados e Informações sobre Resíduos Sólidos do Estado de Sergipe.

O evento ocorreu no Auditório da CODISE em Aracaju. “Tivemos a oportunidade de conhecer o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Sul e Centro Sul. Também foi discutido as ações do Governo para apoiar aos consórcios públicos e aos municípios sobre a questão dos resíduos sólidos -recursos importantes para o fortalecimento das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, através de capacitações e aquisição de equipamentos, com fundos provenientes do Ministério do Trabalho e Emprego, dentre outras instituições”.

Clayne William ainda acrescentou que do montante previsto, uma parte poderá ser aplicada para as Cooperativas de Catadores. “A nível de Poço Verde, estamos criando a nossa Cooperativa para que possamos receber esses recursos, além disso, sermos contemplados com o estudo do nosso aterro sanitário de pequeno porte, através de recursos oriundos do Banco Mundial e do PRODETUR, e sua execução ser feita por meio do Consórcio Público”, disse.

Quatro municípios foram capacitados como projetos pilotos: Boquim, Itabaiana, Carmopolis e Nossa Senhoria da Gloria, e inseridos dentro do Sistema Estadual de Dados e Informações Sobre Resíduos Sólidos. “Futuramente o nosso município de Poço Verde vai receber essa capacitação, possibilitando angariamos recursos por meio do Ministério das Cidades/FUNASA”, concluiu Clayne William.

Na oportunidade, o Governo do Estado falou das metas alcançadas, até então: Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos; Plano Estadual de Coleta Seletiva; Plano Estadual de Regionalização e de Gestão dos Resíduos Sólidos; e as Constituições dos Consórcios Públicos.