Prefeitura leva cidadania a Lagoa do Junco com o ‘Comunidade Solidária’

Publicado em: 29 set 2017

Prefeitura leva cidadania a Lagoa do Junco com o ‘Comunidade Solidária’

Mais de 300 pessoas foram atendidas e receberam diversos serviços, informações e cidadania, durante a II edição do Programa ‘Comunidade Solidária’, que aconteceu no Povoado Lagoa do Junco.

A carteira de identidade foi o serviço mais procurado, seguido do corte de cabelo, maquiagem, consultas médica e odontológica, atividades culturais, ou seja, esses foram apenas alguns dos vários itens encontrados pelo cidadão.

A dona de casa, Ilma Maria do Nascimento, 43 anos, não poupou elogios ao projeto. “Muito Bom. Vocês trouxeram muita coisa boa para nós. Aproveitei e fiz meu cartão do SUS. Passei na médica, na dentista. Agendei até exames para fazer no próximo dia 5 de outubro”, comemorou Ilma Maria em frente ao estande da Secretaria Municipal de Saúde.

A PREFEITURA É DO POVO – O prefeito Iggor Oliveira enalteceu as três virtudes fundamentais para quem decide entrar na vida pública: fé, trabalho e esperança. Iggor ainda enalteceu o carinho que sempre teve pela comunidade Lagoa do Junco.

“Aqui estamos vendo um sonho sendo realizado. Depois do bairro do Cruzeiro, quando da primeira edição de Programa Comunidade Solidária, chegamos aqui trazendo os serviços públicos até as casas das pessoas. A Prefeitura não é minha, nem é de Roberto Barracão. É de todos vocês”, disse Iggor.

Ao seu lado, estava o vice-prefeito que acrescentou: “Como é gratificante ver o empenho de todos vocês nesse projeto. Tenho certeza que a terceira edição será bem melhor”.

100% DE PRESENÇA – Os moradores do Povoado Lagoa do Junco e adjacências atenderam ao chamado, seguido dos professores e pessoal de apoio da Escola Municipal Valdemar Martins de Castro.

“Estamos sendo testemunha de uma ação inédita: pela primeira vez a Prefeitura vem até o cidadão trazendo benefícios. Pessoas da Comunidade, principalmente aquelas que não têm como se deslocar até Poço Verde, tiveram a oportunidade de resolver aqui mesmo suas demandas”, disse a professora Gicelma Sandra Bomfim.

PARCERIA – A diretora da unidade escolar, Andreia Gois, falou do trabalho realizado em parceria e reiterou o acolhimento dos moradores do Junco. “A simplicidade engradece o nosso projeto. Projeto é construção, é parceira, é realização em conjunto. Muito gratificantes todos os serviços aqui prestados. Junco é acolhedor. É por isso que estou aqui há 12 anos, porque trabalhamos em parceria e harmonia. Comunidade Solidária que venha mais vezes!” exclamou Andreia Gois.

PERNOITE – Mas houve quem pernoitasse na Lagoa do Junco. É isso mesmo, estamos nos referindo a diretora Andréia, à servidora que trabalha com entusiasmo e dedicação – Sandra Lisboa, que atua no Cerimonial do Prefeito. Ela, e os assessores da Comunicação – Edcarlos e Vanderlei chegaram logo cedo, no dia anterior. “Dormimos aqui para dar todo suporte necessário na organização e recepção do novo povo. Somos sinônimos de parceria” comemorou Sandrinha.

Cidadania se faz assim
Emissão e renovação da carteira de identidade, de forma gratuita. Criançada aproveitando o espaço com gincanas, jogos e oficinas. Avaliação nutricional e física. Orientações sobre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, com a presença dos profissionais: nutricionista, educador físico, terapeuta e psicólogo. Médico e consultas. Agendamento de exames, realização de exame de lâmina, aferição da pressão e glicêmica, vacinas e ações da Vigilância Epidemiológica.

Três Pilares
Coordenado pela primeira-dama do Município, Claudia Oliveira, o ‘Comunidade Solidária’ é um projeto integrado entre três secretarias: Saúde, Educação e Assistência Social. Tem como objetivo levar aos bairros da cidade e povoados serviços, oficinas e principalmente, informação.

Reivindicações
Ao final da solenidade, entre um cochicho e outro, os moradores reivindicaram ao prefeito Iggor Oliveira, algumas melhorias para a comunidade, a exemplo da quadra de esporte, praça em torno da igreja e ampliação da rede de água de algumas ruas.