São João

Publicado em: 10 abr 2017

Considerada uma das melhores festas juninas do estado de Sergipe, acontece de 22 a 24 de junho, quando os agricultores de forma associativa, obtém uma grande colheita, possibilitando que a economia do município cresça e consequentemente aconteça o tradicional São João.

A novidade fica por conta das comidas típicas que são degustadas pelos visitantes, a exemplo: canjica, arroz doce, mungunzá, amendoim, milho cozido, dentre outras guloseimas que são oferecidas.

Na praça de eventos, acontecem shows com artistas da terra e bandas de forró, que animam os participantes, levando-os a amanhecerem o dia dançando. Neste intercurso, tem apresentação de casamento caipira e de grupos folclóricos: bata de feijão, debulha de milho e zabumbeiros, sendo este último o mais antigo grupo folclórico.

Nas escolas da rede municipal e estadual, as festividades juninas é parte integrante do calendário escolar, onde os estudantes enriquecem seus conhecimentos sobre a cultura e as tradições do município.

Quadrilha Chamego Bom

Com a proposta de manter a tradição da cultura nordestina a “Quadrilha Chamego Bom”, genuinamente poçoverdense, fundada em 1987, sempre mostrando toda a beleza do trabalho realizado por um grupo de 40 componentes, que dançam o xote, baião, pé-de-serra, entre tantas danças regionais, encantando a todos que assistem. Já recebeu diversas premiações: 03 (três) vezes consecutiva premiada com o “Troféu Campeã da Região Centro-Sul de Sergipe”, almejado através da participação em concursos de quadrilhas realizadas nas cidades de Poço Verde, Tobias Barreto e Estância; em 1999, na cidade de Cristinapolis alcançou o terceiro lugar.

Quadrilha Xodó na Roça

Fundada em 1997, desde então, encanta a todos, mantendo viva a chama do verdadeiro São João do tabuleirinho e região, sob a coordenação dos seus membros. A quadrilha já se apresentou durante a gravação do DVD em Aracaju. Reconhecer a importância dos valores culturais, esse é o lema da Xodó na Roça, brilhante quadrilha que já participou do Concurso Levanta a Poeira da TV Sergipe”. A Associação Cultural Quadrilha Junina Xodó na Roça é reconhecida de Utilidade Pública pelo Câmara de Vereadores.

Compartilhe isso: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn