Saúde celebra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde com palestra e troca de informações

Publicado em: 11 out 2017

Na manhã desta quinta-feira, 5, ainda em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, o Governo do Município de Poço Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma manhã de informação e comemoração para os profissionais. O evento aconteceu no auditório do Pré Universitário.

O secretário Municipal de Saúde, Amaury Batista Freire, prestigiou os 37 agentes que participaram do encontro. Para o secretário, os agentes comunitários de saúde são personagens fundamentais da cadeia de atenção primária de saúde, por estarem mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. “É o agente de saúde que tem a capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce”, disse Amaury.

Já o Governo Municipal destaca a importância do agente comunitário de saúde – profissional conhecedor de cada pessoa da comunidade e seus problemas, principalmente relacionados à saúde, os quais ajudam a indicar um tratamento adequado, como também orienta e evita possíveis agravos de saúde da população.

Funções
Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada.