Secretário de Obras e Urbanismo participa de homenagem ao Dia do Gari

Publicado em: 17 maio 2017

Secretário de Obras e Urbanismo participa de homenagem ao Dia do Gari

Em comemoração ao Dia do Gari, a Prefeitura de Poço Verde, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, deu apoio a homenagem organizada pelo Gabinete do Prefeito, através de Sandrinha Lisboa e do secretário de Finanças, Roberto Xavier. A homenagem aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na Praça da Santa Cruz.

O secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Dii de Nilo, representando o prefeito Iggor Oliveira, esteve presente no evento e ressaltou o papel social dos garis e margaridas para as cidades. “Hoje comemoramos o dia de todos vocês que desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, além de manterem a cidade limpa. São vocês que acabam também fazendo um papel para a saúde da população, pois a limpeza é um elemento principal para evitar que muitas doenças”, destacou o secretário.

O ex-secretário de obras, agora vereador João Ramalho, também esteve na homenagem e falou da importância dos garis para as cidades e os espaços públicos. “Todos vocês são a vitrine da nossa cidade, pois são quem cuidam da limpeza. Tenho plena convicção que o secretário Dii de Nilo vai dá continuidade ao nosso trabalho, e estará atento as reivindicações de vocês: fardamento, reajuste salarial – insalubridade”, pontuou João Ramalho.

O vereador Rivan Francisco ressaltou que o gari é quem cuida da limpeza e manutenção da cidade e dos espaços públicos. “São vocês quem realizam um trabalho tão importante quanto o de qualquer outro profissional, são pessoas importantíssimas para o nosso dia a dia”, ressaltou Francisco.

Para a margarida Guelba Rolino, a data também serve para que a categoria possa ser lembrada e também valorizada pela prestação de serviços à sociedade. “Antigamente quando se falava em gari via uma pessoa desprezada. Hoje não, somos valorizados. Agradeço o carinho e o acolhimento da administração. Quando cheguei na equipe percebi que precisávamos de união e calor humano. As vezes o gari é áspero, exatamente por conta da atividade que exerce. Mas é plantando que conseguimos o nosso salário digno. Obrigado Senhor!”, comemora Guelba.

De Brasília, aonde se encontra na Marcha dos Prefeitos, Iggor Oliveira enviou uma mensagem a todos os garis: “Parabenizo a todos vocês que tem engrandecido o nosso município com o bom serviço, diga de passagem, trazendo a nossa cidade novos tempos de limpeza: exemplos de serviços. Meus sinceros parabéns e votos de uma grande parceria lutando pelos direitos da limpeza pública. E juntos possamos estar irmanados e melhorando cada dia mais o nosso município”, concluiu.

Dia do Gari
Anualmente o Dia do Gari é comemorado no Brasil no dia 16 de maio, e surgiu para homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo e sujeira. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.