Secretário Municipal de Saúde

Publicado em: 23 mar 2017

Amaury Batista Freire

Vereador do município de Poço Verde e funcionário público da Secretaria de Estado da Saúde. Já exerceu o cargo de Diretor Geral do Hospital Regional de Poço Verde e possui vasta experiência na área da saúde.

Rua Gabriel Benevides, SN “Clinica de Saúde da Família ” – Centro – CEP 49.490-000

Tel: (79)3549-1946

Competências:

I-proceder estudos, formular e fazer cumprir a política de saúde do Município em coordenação com o Conselho Municipal de Saúde ;

II-coordenar, orientar e acompanhar a elaboração e a execução do Plano Municipal de Saúde;

III-planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços públicos de saúde bem como gerir e executar os serviços de saúde do Município a cargo da Prefeitura;

IV-participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde SUS, no seu âmbito de atuação, em articulação com a direção estadual do Sistema e de acordo com as normas federais na área de saúde;

V-desenvolver e executar ações de vigilância à saúde, bem como normatizar complementarmente a legislação em vigor, assegurando o seu cumprimento;

VI-desenvolver, divulgar e acompanhar os programas de vacinação a cargo da Prefeitura;

VII-promover e supervisionar a execução de cursos de capacitação para os profissionais da área da saúde do Município;

VIII-promover exame de saúde dos servidores municipais para efeito de admissão, licença, aposentadoria e outros afins;

IX-articular-se com os demais órgãos municipais , especial, com a Secretaria Municipal de Educação, para a execução de programas de educação em saúde e assistência à saúde escolar;

X-promover a elaboração do Plano de Trabalho Anual da Secretaria e a avaliação dos resultados alcançados no ano anterior;

XI-administrar as unidades de saúde sob responsabilidade do Município;

XII-assegurar assistência à saúde mental e a reabilitação dos portadores de necessidades especiais;

XIII-coordenar e executar as ações pactuadas entre o Município, o Estado e a União, garantindo a correta

aplicação dos recursos recebidos pela prefeitura;

 

XIV- celebrar, no âmbito do Município, contratos e convênios com entidades prestadoras da rede privada

de saúde,  bem como controlar e avaliar sua execução;

XV- normatizar complementarmente as ações e os serviços  públicos de saúde no seu âmbito de atuação;

XVI- estabelecer os registros e demais instrumentos necessários à obtenção de dados e informações para o planejamento, controle e avaliação dos programas e ações da Secretaria;

XVII-promover e supervisionar a administração dos serviços relativo ao Fundo Municipal de Saúde;

XVIII-elaborar relatório anual de gestão e aprovar no Conselho Municipal de Saúde;

XIX-coordenar as equipes do Programa Saúde da Família Agentes Comunitários de Saúde Municipal;

XX-operar o sistema SIA/ SUS e do SIAB, quando aplicável alimentar os sistemas operacionais de informação de Saúde;

 

 

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