Técnicos em saúde participam da I Conferência Regional de Vigilância em Saúde

Publicado em: 23 ago 2017

Técnicos em saúde participam da I Conferência Regional de Vigilância em Saúde

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde do município de Poço Verde participou da I Conferência Regional de Vigilância em Saúde (CRVS), que aconteceu nesta terça-feira, 22, na cidade de Lagarto, objetivando estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.

Durante a CRVS também debateu a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também discutiu as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” a I CRVS foi aberta para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.

Afonso Junior, Coordenador de Vigilância em Saúde do município de Poço Verde, afirma que pensar uma política nacional de Vigilância em Saúde de forma participativa e democrática requer repensar o modelo de atenção à saúde, imbuído de novos sentidos e significados à cidadania e à democracia brasileiras, enquanto discursava sobre o subeixo quatro, com o tema, Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

De Poço Verde participaram oito delegados e alguns convidados. “Propomos várias ideias para ser levado a nível estadual e federal”, disse o secretário Amaury Batista Freire, acompanhado das assessoras Nilza e Samara.