Usuários do CAPS criam horta terapêutica

Publicado em: 5 jul 2017

Usuários do CAPS criam horta terapêutica

Os usuários do CAPS I TERRA DO MEU SERTÃO construíram uma horta terapêutica na parte externa da unidade. A iniciativa partiu do motorista e técnico agrícola Roberto Vieira, o qual falou sobre o uso correto do solo, a diversidade de verduras e temperos.

Foram cultivados pés de quiabo, coentro, cenoura, cebola, alho, tomate, aliclin, hortelã, pimentão e couve. “A idéia surgiu como proposta de um trabalho terapêutico e orientação de uma alimentação saudável, tendo como referência experiências de hortas que os pacientes realizavam no seu cotidiano. A ação é mais um meio de integração e fortalecimento para reinserção social”, disse a coordenadora do CAPS, Jocassia Santos.

A coordenadora ainda lembrou que o cultivo da horta aumentou a auto estima de alguns pacientes que tinha como meio de renda a agricultura, além de possibilitar a conscientização sobre a importância do meio ambiente e incentivo a formação de bons hábitos alimentares aos seus usuários.

Para a oficineira Josefa Gerinete ficou muito satisfeita com a receptividade e a participação dos seus usuários ao projeto. “Eles abraçaram a causa ambiental e da alimentação saudável. Isso é muito positivo, pois os torna multiplicadores na comunidade de boas práticas cidadãs”, disse.

Já os usuários participaram ativamente do cultivo de hortaliças da horta, colaborando muito com o projeto, por que além de deixar a parte externa do CAPS mais bonito, aprenderem sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Compartilhe isso: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn